Três dicas de como lidar com cliente inadimplente

Lidar com clientes inadimplentes pode ser uma tarefa difícil. E nós sabemos que é muito estressante ter sempre algum consumidor que atrasa o pagamento. Não é à toa que ouvimos corriqueiramente a mesma pergunta: “O que eu faço para que os clientes me paguem na data certa?’

Bem, há algumas soluções viáveis e confiáveis que podem garantir um retorno rápido do pagamento. Seja em clínica veterinária, ou pet shop ou qualquer outro estabelecimento, é sempre muito difícil lidar com esse tipo de cliente. E nós queremos neste post compartilhar com você. Por isso, listamos três dicas principais de como lidar com o cliente inadimplente. Confira:

Como lidar com cliente inadimplente

1ª dica – Seja persistente e rápido

Você ou alguém de sua equipe deve estar preparado para lembrar o pagamento atrasado. Você pode até pensar que o cliente deveria se lembrar da data do pagamento, mas se a conta está inadimplente há alguma razão para isso. Se seu cliente simplesmente esqueceu. Lembre-o, e o problema estará resolvido. Se ele está tentando não pagar para atender às suas próprias necessidades financeiras, lembre-o do pagamento atrasado e persista até recebê-lo. Quanto mais demorar, a chance de receber vai diminuindo.

É necessário fazer isso para que o cliente saiba que você precisa efetivamente receber o valor atrasado. Afinal, muitos não se preocupam se seu caixa ficará negativo e até esquecem novamente da dívida. Por isso, este tipo de comunicação é fundamental para que seu cliente coloque o valor a ser pago no topo de sua lista de prioridade de pagamento.

2ª dica – Use uma linguagem eficaz

As palavras têm poder. Acredite! Não se esqueça disso ao entrar em contato com seu cliente sobre a conta inadimplente. Não apenas você, mas como seus colaboradores também. Seja estratégico e cauteloso na comunicação que você irá usar ao notificá-lo que seu pagamento está em atraso. Estudos revelam que apenas sendo educado você pode aumentar suas chances de receber o valor atrasado em 5%. Ou seja, um simples “Por avor” e “Obrigado” podem ajudar e muito. A polidez não só contribui para receber mais rápido, como é boa também para a sua marca e a sua imagem.

No entanto, nem todos os seus clientes estão no mesmo barco. Alguns estão pagando atrasado pela primeira vez e outros são notoriamente conhecidos por não gostarem de arcar com suas responsabilidades. Por isso, nestes casos você precisa tomar outras medidas legais e cabíveis, além de ser apenas educado ao lembrar do pagamento atrasado. Nesta questão é sempre bom consultar o Código de Defesa do Consumidor quanto às formas corretas de se cobrar dívidas.

3ª dica –  Facilite o recebimento da conta atrasada

Se você quer receber rapidamente, pode sugerir algumas formas de sanar o problema. A solução número um para qualquer situação como esta é tornar fácil o recebimento. Como? Ofereça-lhe opções, como pagamento no cartão de crédito ou débito, enviar um motoboy. E se possível não receba pagamento em cheque, pois em alguns casos há grandes chances de ser um documento sem fundo.

Você pode também estender o prazo de pagamento. Isto você só fará se realmente não comprometer totalmente sua situação. Mas se for viável dê um prazo de até 21 dias para que o cliente devedor pague o valor em atraso. Muitas vezes o cliente não tem o dinheiro no dia da cobrança, por algum motivo, mas se você dá a chance dele pagar em uma determinada data isso pode aliviar o seu estresse.

Fonte: clinicaempreendedora.com.br

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