Qualidades básicas para liderar

Pense na seguinte situação: você foi promovido no trabalho e agora à frente de vários projetos e tem a missão de liderar um grupo de pessoas, esse é o momento que tanto esperava é a hora de mostrar seu talento.
Mas mesmo alguém preparado poderá fazer a seguinte pergunta a si mesmo: será que eu vou conseguir desenvolver projetos e liderar este grupo de pessoas?
A liderança é algo natural para algumas pessoas e para outras é algo que pode ser aprendido. Se você está meio confuso, aqui vão 3 palavras-chaves que fazem parte de características de um líder.
Confiança: todo líder tem confiança no que diz e a mesma confiança para mudar de opinião quando for preciso.
Manter a palavra também ajuda a gerar mais confiança e segurança por parte das pessoas que você lidera. Um líder também é coerente em suas atitudes. E lembre-se, ser maleável não quer dizer ser inconstante, suas opiniões devem ser bem pensadas, as decisões dever ser avaliadas e os riscos calculados antecipadamente.
Colaboração: ao liderar uma equipe é preciso mostrar que se importa em trabalhar pelo sucesso do grupo, saber ouvir o que as pessoas que fazem parte do projeto tem a dizer é muito importante. Saiba identificar o melhor que os colaboradores têm a oferecer e aprenda a aproveitar e incentivar ao máximo o potencial de cada um. Navegue conforme o mar, sabendo lidar com as pressões externas e sem abrir mão de sua autoridade e responsabilidade.
Responsabilidade: compartilhar responsabilidades é uma boa maneira de criar dinâmica eficiente no grupo, construir confiança e resolver conflitos. Se todos se sentem parte do processo, estarão trabalhando pelo seu sucesso.
Fonte: Ibccoaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *