Outubro Rosa AG Sistemas

O mês de outubro já está acabando e todos os anos este mês traz reflexões sobre a saúde mais especificamente sobre a saúde da mulher com a campanha Outubro Rosa que ocorre em todo país.
Com a mobilização nas redes sociais, programas de TV, rádio e empresas públicas e privadas podemos observar que a cada ano as mulheres estão ficando mais atentas às eventuais mudanças no seu corpo.
Como mostra uma pesquisa realizada pelo INCA, a “doença foi percebida pela primeira vez por 66,2% das pacientes que responderam que elas próprias perceberam uma alteração na mama. O percentual de mulheres que identificou a doença por meio da mamografia ou de outro exame de imagem foi de 30,1%, enquanto em 3,7% dos casos foi um profissional de saúde que detectou a suspeita. Ou seja, em dois terços dos casos foi a própria mulher que percebeu alteração na mama”.
Quando um nódulo é identificado no estágio inicial, a chance de sobrevida da paciente é ainda maior e a campanha Outubro Rosa busca incentivar o auto exame para que mais mulheres possam ter maiores chances de cura e tratamento específico. Infelizmente ainda muitas mulheres ainda não tem outra chance de sobrevida se não com a retirada do seio, o que traz muita dor física e emocional.
Felizmente o governo tem feito a parte dele ainda que mínima e criou o Mutirão Nacional da Reconstrução Mamária agilizando o processo de pós cirúrgico que é a reconstrução da mama. O pós-cirúrgico e reconstrução mamária é um direito garantido pela Lei 12.802/2013 e pode dar mais segurança, saúde e melhorar a auto-estima das mulheres.
Muitas empresas públicas e privadas tem manifestado seu apoio a campanha Outubro Rosa seja doando parte dos seus lucros para hospitais do câncer da sua cidade ou região ou até mesmo criando campanhas internas e manifestado isso nas redes sociais. Criar uma cultura de incentivo à saúde e prevenção pode sim ajudar a salvar vidas e nós da AG Sistemas apoiamos esta causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *