Níveis de gestão

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

A gestão de uma empresa ou organização se faz de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção e controle. 

Segundo alguns autores (Montana e Charnov) o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros.

A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas tais como busca de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.

Essa administração se divide em três níveis:

Estratégico

Representa o topo da pirâmide e é o ponto mais alto desta hierarquia.

Aqui encontramos presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula. Essas são as pessoas cujo papel é o de decidir os objetivos globais da empresa, as tendências do mercado e sua situação financeira, além da influência para a organização. 

O gestor estratégico também é responsável por analisar as mudanças de comportamento do consumir, bem como traçar estratégias políticas e financeiras, elaborar planejamento de crescimento da organização e tudo que pode conduzir a organização aos seus objetivos.

Aqui temos responsabilidades como:

  • Definir missão, visão e valores da empresa.
  • Estipular objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo.
  • Desenvolver o planejamento estratégico da organização.
  • Criar condições necessárias para o desenvolvimento de competências.
  • Prover recursos necessários para que os demais níveis executem suas atividades.

Tático/Gerencial

Esse nível intermediário da pirâmide, sendo composto pelos chefes de setores, coordenadores, gerentes, ou seja, por profissionais responsáveis pelas atividades de gerenciamento e coordenação do setor organizacional e operacional, tais como recursos humanos, financeiro e comercial, e ainda, implementar as decisões estratégicas tomadas pelo nível estratégico.

Dentre as responsabilidades podemos citar:

  • Identificar maneiras de aplicar as estratégias adotadas pela empresa em suas áreas.
  • Buscar metas específicas com eficiência.

Operacional

Temos aqui a base da pirâmide, que é composta esse nível são os chefes de equipe, supervisores, auxiliares, assistentes, estagiários, que tem por seu papel principal, potencializar e extrair o melhor das habilidades de cada colaborador, usando das estratégias adotadas pela empresa e das ferramentas disponíveis para aperfeiçoar a produção do trabalho e seu resultado.

Como principal responsabilidade temos:

  • Executar os trabalhos de produção.

Administrar, independentemente do nível organizacional, requer algumas habilidades, que podem ser classificadas em três grupos:

  • Habilidades Técnicas – requer conhecimento especializado e procedimentos específicos e pode ser obtida através de instrução.
  • Habilidades Humanas – capacidade de relacionamento interpessoal, envolvem também aptidão, pois interage com as pessoas e suas atitudes, exige compreensão para liderar eficazmente.
  • Habilidades Conceituais – trata-se de uma visão panorâmica das organizações, o gestor precisa conhecer cada setor, como ele trabalha e para que ele existe.

É fundamental que você, como gestor, tenha uma equipe composta por profissionais aptos a desenvolver cada um dos níveis acima citados, de forma que você, gestor, coloque o seu tempo, sua energia e sua presença nas atividades que vão de fato propiciar o crescimento sólido e permanente de sua empresa.

No próximo artigo sobre gestão de empresa, abordaremos esses níveis no tocante ao planejamento organizacional e como ele se desenvolve em cada um dos níveis de gestão.

Os sistemas de gestão da AG Sistemas te entrega soluções para serem aplicadas a cada nível, tornando sua gestão mais eficiente, com base em informações mais pontuais, tornando sua gestão muito mais assertiva.

Entre em contato que nossos consultores estão prontos para lhe mostrar qual de nossas soluções é a mais indicada para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *