A importância das redes sociais na sua empresa

Antes de aplicar estratégias de marketing digital num negócio, o responsável por aquele segmento deve saber sobre a importância das redes sociais para empresas. Isso porque, a partir do momento que se conhece os benefícios de um bom posicionamento das mídias digitais, o diálogo entre empresa que presta este tipo de serviço e o cliente fica mais fluido e dinâmico.

Redes sociais como Facebook e Instagram crescem exponencialmente, induzindo milhares de usuários a interagirem não somente entre eles, mas com marcas. E é nesse ponto que queremos chegar.

As redes sociais, através da utilização de estratégias bem pensadas, são meios muito ricos para a construção de uma imagem da marca. Além disso, ao contrário do que muitos estudiosos pensam, elas podem ser sim um meio de conversão de clientes.

Quer saber mais sobre a importância das redes sociais para empresas? Vem comigo!

Como as empresas estão se posicionando nessa realidade?

Atualmente, percebe-se que o investimento no setor publicitário voltou-se em grande parte para as mídias sociais. Nela, os resultados conseguem ser mensuráveis de modo mais certeiro quando comparados aos da mídia off-line.

Em termos de números, em 2015 o investimento na web cresceu 32,4%. Tal dado já evidencia a importância das redes sociais para empresas.

Pensando nas redes sociais propriamente ditas, no último ano, o Facebook contou com mais de 1 bilhão e meio de contas ativas, seguido pelo WhatsApp com 1 bi e Instagram com 400 milhões. No ranking, o Brasil está em terceiro lugar com mais contas ativas.

Nesse sentido, podemos concluir que o mundo é digital. Cada vez mais pessoas migram para a internet procurando entretenimento e conteúdo de qualidade. E as empresas inteligentes estão acompanhando este ritmo.

A importância das redes sociais para empresas

Bem, agora que você já teve um panorama de como as mídias sociais estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas é hora de saber a importância das redes sociais para empresas. Antes de tudo, tenha em mente que: o marketing é a alma do negócio. Entendido? Então vamos em frente.

Um bom marketing gera potenciais clientes e fideliza os já existentes em sua cartela. Isso porque, quando criamos estratégias de divulgação e pensamos nos mecanismos que gerem sua empresa, temos informações valiosas de como potencializar seus resultados.

Ok. Mas onde as redes sociais entram nisso? Bem, elas são uma das ferramentas que, utilizadas com um planejamento estratégico, aumentam sua visibilidade e certamente suas conversões.

O posicionamento correto nas redes sociais

Agora sabemos a importância das redes sociais para empresas. Então é só criar uma conta no Facebook e pronto? Não, não. É preciso elaborar todo um planejamento estratégico e posicionar a empresa de forma efetiva.

É preciso pensar em conteúdos de qualidade e relevância para o cliente, fazer um acompanhamento de métricas e um gerenciamento eficaz. Logo, profissionais da área de comunicação e marketing são essenciais para que todo esse processo se dê da melhor forma possível.

Os benefícios das redes sociais para empresas

Citar os benefícios das redes sociais para empresas é até complicado, por serem tantos. Mas vamos lá!

Vamos colocar alguns pontos positivos para você adotar essas ferramentas no seu negócio. As redes sociais: são espaços de relacionamento, lucrativas, permitem a coleta de dados e relatórios relevantes, métricas. Possibilitam a presença em mais um canal de comunicação, além de ampliar o alcance, a popularidade e, dependendo da estratégia, pode melhorar ou piorar a reputação de uma empresa.

É importante lembrar que reputação é algo que uma vez perdida, dificilmente será recuperada. Portanto, é fundamental saber da importância das redes sociais para empresas, mas também de uma gestão de mídias assertiva.

Gere tráfego de qualidade para o seu site

As redes sociais são de fato importantíssimas para um negócio, contudo elas não são suas. Como assim, não são minhas? Bem, assim como o Orkut, alguma rede social pode acabar ou como o Instagram e o Facebook, o algoritmo pode ser mudado continuamente e você fica à mercê dessas mudanças. Então é fundamental que se tenha um espaço só seu: um site.

Dessa maneira, você deve pensar em alternativas para gerar tráfego para o seu site. Um dos métodos mais assertivos é o Marketing de Conteúdo, seguido dele vêm as redes sociais. Elas, que tem um potencial enorme de aumentar o alcance do seu conteúdo e chamar sua(s) persona(s) para o seu portal.

Construa autoridade no seu segmento

Uma das estratégias essenciais para construir autoridade no seu ramo é produzir conteúdo relevante para a(s) sua(s) persona(s) nas redes sociais. Portanto foque numa produção de conteúdo de qualidade.

O Facebook, por exemplo, é uma plataforma que, hoje em dia, é mais empresarial. Um grande número de pessoas maiores de idade e entre 35 a 50 anos estão lá, portanto não é algo tão “social”. Prefira, então, materiais informativos e promocionais.

No momento de planejar o conteúdo lembre-se de variar os assuntos e modelos de mídia. Mesmo que seu público seja mais suscetível a vídeos, não deixei de usar imagens e textos, para que não fique monótono.

Fonte: Super Atualizado

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