
Trabalhe com o ISO
O ISO é responsável pela sensibilidade à luz do sensor da câmera. O sensor digital equivale ao conhecido filme das câmeras analógicas.
Como se sabe, a noite há muito menos incidência de luz, e uma boa saída para captar imagens idealmente iluminadas pode ser trabalhar com o ISO mais alto.
Digamos que você queira congelar um movimento ou fazer um retrato que precise de uma velocidade de obturador mais alta. Para isso, você pode combinar a abertura de diafragma com um bom ISO.
Dessa forma, sua foto ficará com a luz adequada e não perderá o congelamento do movimento ou o retrato mesmo com uma velocidade maior.
Trabalhar com o ISO é ótimo. A sensibilidade à luz aumenta e você pode captar pontos menos iluminados, mas é preciso ter cuidado: o excesso de ISO pode deixar sua foto com um aspecto granulado.
Use lentes com boas aberturas de diafragma
Fotografar com lentes que têm boas aberturas de diafragma também é uma ótima opção.
O diafragma é para a lente da câmera o mesmo que a pupila é para os olhos humanos. Ele controla a quantidade de luz que entra pela lente e que será usada para registrar a imagem no sensor.
Na câmera e na lente, a abertura de diafragma é representada pelo símbolo f/, seguido de um número que mostra qual é a abertura utilizada.
Quanto mais próximo de f/1, maior é a abertura da lente.
Por exemplo, quando a lente estiver em f/1.4, significa que a abertura da lente está bem ampla e uma boa quantidade de luz está entrando na câmera.
Já quando em f/22, o diafragma está com uma pequena abertura e a quantidade de luz captada pela lente é bem menor.
As lentes têm diferentes capacidades de abertura e isso afeta diretamente na quantidade de luz que elas são capazes de captar. Lentes com grandes aberturas são tão procuradas porque permitem fotografar em muitas condições de iluminação, inclusive à noite.
Fotografar com maiores exposições
Outra solução e até outra linguagem para fotos noturnas é trabalhar com maiores tempos de exposição. Isso é determinado pela velocidade do obturador.
A velocidade determina por quanto tempo o obturador, uma espécie de janela dentro da câmera, ficará aberto e permitirá que a luz atinja o sensor.
Quanto maior for a exposição, mais luz será captada pelo sensor.
Fonte: College Canon