3 dicas para aumentar o faturamento da sua empresa

1. Venda mais para o mesmo

Uma das melhores estratégias para aumentar o faturamento é vender mais para o mesmo cliente. “Uma das coisas é agregar mais produtos e serviços. É um desafio aumentar o ticket médio, mas é preciso aproveitar os clientes que já tem”, diz Cruz. Faça uma boa gestão do estoque para entender quais produtos podem ser complementares e vendidos juntos.

2. Tenha um atendimento diferenciado

Cliente indeciso precisa de atenção e paciência. “O vendedor precisa ser acolhedor, se conectar, fazer boas perguntas, agradecer o cliente por estar na loja e colocar-se à disposição o tempo todo, mesmo no final da venda”, diz Noronha. Geralmente, segundo o especialista, as melhores experiências são nas pequenas empresas, que conseguem tratar o cliente pelo nome e conhecem demandas e preferências. “Em pequenos comércios toda interação é oportunidade de aprender com o consumidor, vendo preferências, desejos e coisas que ele valoriza.”

3. Adote processos mais claros

Para ter resultados consistentes, conheça bem a jornada de compra do cliente e estruture processos claros para cada etapa. Isso lhe permitirá acompanhar o funil de vendas e fazer ajustes quando necessário. Por exemplo: se o problema for a taxa de conversão, revisite os processos e identifique onde ocorre a perda dos clientes. O mesmo pode ser feito em relação à precificação, à demonstração do produto ou mesmo ao gerenciamento do estoque.

Fonte: Revista PEGN